Site da Serra

MENU

Colunas / Geral

O indígena Araribóia e a Fundação de Carapina 

Na coluna deste sábado (17), o DAS te leva para conhecer a história do fundador de Carapina

O indígena Araribóia e a Fundação de Carapina 
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você conhece o indígena Arariboia? O Descobrindo a Serra te leva hoje ao século XVI, para conhecer a história do fundador de Carapina.

Arariboia é considerado o fundador de Carapina, na Serra. Nascido em 1524 e falecido em 1587 no atual estado do Rio de Janeiro, o indígena da etnia Temiminó morou nas proximidades do Mestre Álvaro por volta do ano de 1556, após sua tribo ser expulsa do Rio em um conflito com os tamoios.

Conta a história que Araribóia foi fundamental na vitória sobre os franceses no Rio de Janeiro no século XVI.

Publicidade

Leia Também:

Segundo o professor Clério José Borges, em seu livro “Maracajaguaçu, Braz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia - Carapina, Serra, Nova Almeida - Presença dos Índios e dos Padres Jesuítas no Espírito Santo”, “Em 1560 o segundo Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, vai combater os franceses no Rio de Janeiro. Passa pelo Espírito Santo e convoca os Temiminós [...] Em episódio com contorno de lenda, Arariboia teria atravessado as águas da baía a nado para liderar o assalto ao Forte Coligny, feito decisivo na derrota aos franceses” (BORGES, 2021, p. 36).

Após o conflito no Rio de Janeiro, seu pai Maracajaguaçu e ele retornam ao Espírito Santo. Nesses tempos em terras serranas, Araribóia e sua família fundaram a Aldeia de São João, que hoje chamamos de Carapina, mais especificamente no dia 24 de junho de 1562.

“Posteriormente, em 1562, Araribóia sai da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, na Serra, e funda sob a orientação do Padre Braz Lourenço, a Aldeia de São João, em Carapina, a pedido do Comandante da Capitania do Espírito Santo, Capitão Belchior de Azevedo, para que os Temiminós ficassem mais próximos de Vitória e auxiliassem, quando necessário, na defesa da Capitania” (BORGES, 2021, p. 40).

No Clube Saldanha da Gama, em Vitória, encontramos uma estátua de bronze do indígena Arariboia, feita na década de 1950 pelo escultor italiano Carlo Crepaz (1919 - 1992), a pedido então governador Jones dos Santos Neves.

Fonte: BORGES, Clério José. *Maracajaguaçu, Braz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia:* Carapina, Serra, Nova Almeida - Presença dos Índios e dos Padres Jesuítas no Espírito Santo. 2021.

Foto da escultura: https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/estatua-do-indio-arariboia-e-entregue-no-clube-saldanha-da-gama-15146

Fonte/Créditos: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra

Créditos (Imagem de capa): Divulgação/DAS

Comentários:

Descobrindo a Serra

Publicado por:

Descobrindo a Serra

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais