Site da Serra

Terça-feira, 16 de Abril de 2024
MENU

Notícias / Espírito Santo

2021: ES já registra 368 casos de dengue, zika e chikungunya

As doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti e as medidas de prevenção são simples

2021: ES já registra 368 casos de dengue, zika e chikungunya
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os casos de dengue, zika e chikungunya, somente nesta primeira quinzena de janeiro de 2021, já somam 368 no Espírito Santo. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde (Sesa) divulga, em seu boletim epidemiológico referente à 2ª Semana Epidemiológica deste ano.

Foram registrados, entre a semana epidemiológica (SE) 01 (03/01/2021 a 09/01/2021) e a semana epidemiológica (SE) 02 (10/01/2021 a 16/01/2021), 256 casos de dengue, 33 notificações de zika e 79 casos de chikungunya.

As doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as medidas de prevenção são de simples ações, que devem e podem ser realizadas por todo cidadão.

Manter as calhas sempre limpas; as caixas d´água bem vedadas; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; deixar garrafas de cabeça para baixo e descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, são medidas que evitam a proliferação do mosquito.

Mesmo com todos os cuidados, a Sesa alerta que, se for picado e apresentar sintomas como febre alta e mal-estar geral, acompanhados de manchas avermelhadas pelo corpo, exantema (erupção cutânea), coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça, procure imediatamente o médico, para que possa iniciar o tratamento mais adequado.

O município com maior incidência da dengue é Ibiraçú, com 622 casos acumulados nas últimas quatro semanas. Confira os boletins na íntegra:

Veja aqui o 2º boletim da dengue

Veja aqui o 2º boletim de zika

Veja aqui o 2º boletim chikungunya

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Créditos (Imagem de capa): Divulgação | Governo do ES

Comentários:

Responderemos assim que possível.