Site da Serra

MENU
Logo
Quarta, 03 de março de 2021
Publicidade
Publicidade

Viva Mais

5 dicas para curtir os dias de carnaval cuidando da saúde

Por causa da pandemia do novo coronavírus a folia deste ano precisará de cuidados redobrados e distanciamento social

Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para muitos brasileiros, o ano só começa oficialmente após o Carnaval. A festa mais tradicional do país costuma arrastar pelo Brasil afora milhares de foliões, mas neste ano, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a folia precisará de cuidados redobrados.

Além das medidas de prevenção para evitar o contágio do vírus, outras dicas de saúde continuam valendo para os dias de folga. Confira: 

1 - Mantenha o distanciamento social 

Diferente dos anos anteriores, desta vez a folia precisa dar lugar ao distanciamento social. Por causa da pandemia do novo coronavírus é preciso evitar aglomerações e comemorações típicas desse período de carnaval. Em muitas cidades como a Serra, por exemplo, festas, blocos de folia e qualquer tipo de encontro que promova aglomeração estão proibidas.

Por isso, mesmo que esteja de folga, cuide de você e do próximo usando máscara, álcool em gel e evitando a proliferação do vírus. A dica é: fique em casa!

2 - Hidrate-se

A água é o ponto principal da sua preparação. Mesmo sem o tradicional bloquinho, é preciso manter o corpo funcionando, por isso, beba bastante água. Suco natural e água de coco também vale.

Outro ponto de atenção é o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool por si só já provoca a desidratação, que é inclusive um dos motivos da embriaguez e da sensação de ressaca.  Ou seja: exagerou nos drinks? Não deixe de beber bastante água!

3 - Alimentação

Assim como no dia a dia, a alimentação no Carnaval também deve se basear em alimentos in natura ou minimamente processados. Para garantir a energia necessária, o seu corpo precisa de nutrientes. Prefira comidas leves para não atrapalhar a digestão e dê preferência a alimentos ricos em fibra para garantir maior saciedade ao longo do dia.

Já pensou como as oleaginosas (castanha-de-caju, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), nozes, amêndoa, amendoim, avelã) são ótimas opções para lanches rápidos? Aproveite para propor para família uma refeição saudável para entrar no clima.

4 - Descanse e aprecie sua própria companhia

Nem só de folia vive o brasileiro. E neste ano, mesmo sem os bloquinhos, uma programação que muita gente quer é descansar. Por isso, aproveite o tempo livre para apreciar o dia, ler um livro, ver um filme e até mesmo tirar algumas horas de sono. A dica da vez é apreciar sua própria companhia.

5 - Atividade física

Já reparou a quantidade de atividade física que você costumava praticar ao pular carnaval? A dança, por exemplo, exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio dos movimentos.

Antes da pandemia era muito comum que os foliões passassem longas horas em pé ou mesmo caminhando entre um bloco e outro. A caminhada, inclusive, é um exemplo de atividade aeróbica que melhora o condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular.

Por esse motivo, é importante manter-se fisicamente ativo durante todo o ano. Assim, você já chega com o corpo preparado para aguentar todos os dias de festa de olho no carnaval de 2022.

Créditos (Imagem de capa): Reprodução/Freepik

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem.