Uma volta pelas cidades e é possível observar que as marmitas saudáveis em que as verduras, legumes e frutas estão sendo comercializadas em diversos estabelecimentos como refeições prontas para consumo.
Da salada de fruta, a salada com proteínas, a comida menos industrializada está recebendo destaque nas prateleiras, fenômeno conhecido como Plant Based, ou seja, alimentação baseada em plantas está tomando o mercado e, a novidade aqui, é que supermercados, mercados, quitandas e padarias têm oferecido, ao longo do dia, refeições completas com base nesse novo tipo de alimentação: saudável e pronta para o consumo.
Segundo a consultora de supermercados varejo, Erica Barbosa, a qualidade nas prateleiras em forma de refeição completa foi uma demanda criada pela população com o advento das marmitas incluído nas rotinas. "Os proprietários desses estabelecimentos podem criar uma linha de produção para montagem desses pratos diários e ganhar em fidelização de clientes que consomem outros itens, uma vez que já se encontram naquela loja", orienta Erica.
Para a consultora, com o surgimento do plant based, o investimento na qualidade dos produtos, somado a inovação nos bastidores, proporciona um modo de satisfazer múltiplas necessidades para uma base de consumidores em constante evolução e muito mais exigentes. "A crescente variedade de alimentos que substituem a proteína animal está atraindo novos adeptos a esse mercado e cabe aos estabelecimentos estarem preparados para atender essa diferenciação dos consumidores", destaca a consultora.
Outro ponto observado por Erica é sobre a competitividade, um dos desafios da onda plant based. Rótulos cada vez mais sucintos, explicativos e o mínimo de processamento dos produtos apresentados, cativam e fidelizam o cliente. "Está comprovado por inúmeras pesquisas que buscamos experiências. Já balizamos o consumo pelo atendimento e pela ampla oferta, mas é a soma desses fatores que alegra a nós, consumidores", conclui.
Créditos (Imagem de capa): Divulgação
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