Site da Serra

Quarta, 10 de agosto de 2022
MENU

Espírito Santo

Camerata capixaba vai representar o Espírito Santo em festival de música da América Latina

A Camerata Jovem é considerada um dos grupos referência do Projeto Vale Música do Espírito Santo

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Considerado um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Camerata Jovem Vale Música vai se apresentar na 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina.

O concerto “Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca” será apresentado nesta quinta (28), às 20h30min, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. No sábado (30), haverá nova apresentação, às 11h, na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.

O Festival de Campos do Jordão tem a direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon. O evento é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, com o patrocínio da cerveja Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Camerata Jovem

A Camerata Jovem Vale Música atua desde 2018 sob a regência do professor e maestro Lucas Anizio, e conta atualmente em sua formação com Lucas Anízio (violino 1 - spalla), Flávio Henrique (violino 1), João Margon (violino 1), Deivid Magalhães (violino 2), Samuel Cabidelle (violino 2), João Pedro Albernaz (violino 2), Marcos Vinicius (viola), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (violoncelo), Júlia Castilhos (violoncelo) e Leonardo Rodrigues (contrabaixo acústico). O conjunto é um dos frutos do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Entre suas principais apresentações estão a participação no Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, o Vagão Cultural e os Concertos Didáticos em escolas da rede municipal pública do Estado e no Museu Vale, entre outros eventos.

O Concerto

O “Concerto Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca” foi apresentado em outubro de 2019, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e em março de 2022, no Marien Calixte Jazz Music Festival, em Vitória. Os arranjos foram elaborados especialmente pelo violinista Ricardo Herz, considerado um virtuose do instrumento e reconhecido por seu trabalho de integração do violino com a música popular.

Graduado em violino erudito pela USP, tendo aperfeiçoado seu conhecimento em escolas renomadas como a Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e o Centre des Musiques Didier Lockwood, na França, Ricardo Herz ganhou fama internacional pela técnica refinada com a qual mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz. Com 10 discos lançados, Herz desenvolve uma carreira-solo bem-sucedida, além de atuar como solista em orquestras de todo o país.

Formado em música popular pela UNICAMP, o baterista Ricardo Mosca tem especialização em bateria no Drummers Collective (NY) e no Musician Institute (Hollywood, CA). O músico desenvolve projetos com o grupo Pau Brasil, Mani Padme Trio, Nelson Ayres Trio e Nelson Ayres Big Band, e já atuou ao lado de grupos e artistas como Monica Salmaso, Dori Caymmi, André Mehmari, André Abujamra, Ná Ozzeti e Luciana Mello, entre outros.

Créditos (Imagem de capa): Fábrio Prietro

Comentários:

Responderemos assim que possível.