Site da Serra

MENU

Notícias / Espírito Santo

Cartórios de Notas do ES registram 88 solicitações de doação de órgãos em 30 dias de AEDO

Documento digital viabiliza oficialização da vontade de ser doador de órgãos de forma simples e acessível, colaborando com a redução da fila de transplantes.

Cartórios de Notas do ES registram 88 solicitações de doação de órgãos em 30 dias de AEDO
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Há 30 dias, os Cartórios de Notas do Espírito Santo lançaram a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), em parceria com o Poder Judiciário. Desde então, 88 pessoas formalizaram sua intenção de serem doadoras por meio deste procedimento online, realizado diretamente em um Tabelionato de Notas, acessando a plataforma nacional oficial em www.aedo.org.br.

A iniciativa tem como objetivo simplificar e tornar mais acessível o processo de manifestar a vontade de ser doador de órgãos, destacando a importância desse gesto para aqueles que aguardam por um órgão compatível. Bruno Bittencourt, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Espírito Santo (CNB/ES), ressalta a satisfação em constatar o interesse das pessoas em se tornarem doadoras logo nos primeiros dias de lançamento da AEDO.

A AEDO é regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está disponível gratuitamente para toda a população. Por meio dela, o interessado pode formalizar sua vontade de doar órgãos de maneira rápida e segura. O documento é disponibilizado para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, contribuindo para agilizar o processo de identificação de potenciais doadores.

Publicidade

Leia Também:

A plataforma www.aedo.org.br permite que o cidadão preencha um formulário online e agende uma sessão de videoconferência com o tabelião para formalizar sua intenção de doar órgãos. Após o processo de identificação e coleta da manifestação de vontade, o documento é assinado digitalmente pelo cidadão e pelo notário, ficando disponível para consulta imediata pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

A AEDO surge como uma ferramenta importante para ajudar as mais de 42 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no Brasil. Além disso, ela facilita o trabalho dos profissionais de saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido em ser um doador, ajudando a orientar a família no momento do óbito.

A emissão da AEDO é realizada por meio da plataforma e-Notariado, ambiente digital nacional para realização de atos notariais. O interessado em doar órgãos pode solicitar seu Certificado Digital Notarizado no site www.aedo.org.br e preencher o formulário indicando seus órgãos para doação. Após o preenchimento, o documento é assinado digitalmente pelo cidadão e pelo tabelião, integrando imediatamente a Central de Doadores de Órgãos.

O CNB/ES é a entidade de classe que representa os tabeliães de notas do Estado do Espírito Santo. Seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), filiado à União Internacional do Notariado (UINL), entidade que representa o notariado mundial em mais de 100 países.

Comentários: