Site da Serra

Quarta, 10 de agosto de 2022
MENU

Cotidiano

Encerram nesta segunda (4) as inscrições para oficinas culturais em Central Carapina

O projeto Quebrada Potente é uma iniciativa do Coletivo MVÚKA

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Arte urbana, compostagem, culinária, fotografia, marketing e produção cultural são algumas das oficinas propostas pelo projeto Quebrada Potente idealizado pelo coletivo cultural MVÚKA de Central Carapina, na Serra.

Premiado pelo edital 029/2019 - Territórios Criativos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o projeto teve as atividades interrompidas em 2020 por conta da pandemia da Covid-19 e retomará os trabalhos nos próximos meses. As inscrições para participar das oficinas tiveram início no sábado (2) e terminam nesta segunda-feira (4).

“É muito importante que o poder público se volte para os territórios periféricos, como é o caso do nosso bairro, e pense em políticas culturais e sociais efetivas para nossa juventude”, conta a bacharel em serviço social e integrante do coletivo, Suliana Ferreira.

Dividido em três eixos formativos, o Quebrada Potente vai impactar diretamente, com as oficinas, 200 jovens com idades entre 15 e 29 anos, moradores de Central Carapina.

O primeiro eixo será o de Arte Urbana e contará com a oficina de produção de lambe-lambe e grafite com a artista visual e grafiteira Amanda Brommonschenkel. O segundo eixo, de Alimentação Saudável e Sustentabilidade será ministrado pelos culinaristas Elaine Charpinel e Gessé Paixão, do negócio Rama Vegana. E há ainda, a oficina de produção de adubo e compostagem ministrada pela professora e bióloga, Samara Paixão.

Para encerrar o ciclo de formação do projeto “Quebrada Potente”, os jovens moradores de Central Carapina terão a oportunidade de aprender técnicas de fotografia, com a fotógrafa Naira Pinudo; marketing digital, com a publicitária Jéfica Teixeira; produção cultural, com a publicitária Duana Peixoto; curso de corte de cabelo, com o empresário e barbeiro Allan Fanelli; e oficina de tranças e estética capilar afro com a trancista Andreia Quitéria.

Por conta das restrições em decorrência da pandemia do coronavírus, as atividades do projeto acontecerão em formato híbrido: presencial e virtual.

Interessados em participar é só procurar uma das integrantes do MVÚKA Coletivo que residem no território, acessar as redes sociais do grupo ou se inscrever neste formulário.

Confira a programação completa do Quebrada Potente

EIXO 1 - Arte Urbana

Oficina de grafite e lambe-lambe

Inscrições: até 04/10

Datas das oficinas: 07/10, 08/10, 09/10 e 10/10

Local: Projeto Caminho do Bem (Rua

EIXO 2 - Alimentação Saudável & Sustentabilidade

Oficinas: Culinária Saudável é Acessível; produção de adubo e compostagem

Inscrições: 09 a 12/10

Datas das oficinas: 16/10

EIXO 3 - Empreendedorismo e Juventude Periférica

Inscrições: 17 a 24/10

Oficinas: Fotografia, Marketing e Produção Cultural (de 25 a 31/11) e Corte de Cabelo e Estética Capilar Afro (07 a 14/11)

Créditos (Imagem de capa): Reprodução | MVÚKA

Comentários:

Responderemos assim que possível.