Duas alunas de escolas públicas municipais da Serra estão no topo da classificação nacional de campeonatos escolares. Estefany Madalena Silva Campos, aluna do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valeriana Rosa Cezar, loca lizada em Nova Almeida, e Eduarda Ferreira Pinheiro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro, são campeãs nacionais.
Estefany já é uma veterana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), participa da competição desde 2018 e em 2020 faturou a medalha de prata. “Para mim foi um desafio de conhecimento participar das olimpíadas. Eu gosto muito de ler e tenho muito interesse em aprender novas áreas. Com essa participação, eu adquiri nova experiência e acredito que consegui incentivar os colegas para também adquirirem uma nova experiência. Estou me sentindo muito feliz e realizada. Agradeço à Sedu, ao prefeito da minha cidade e a toda a escola por apoiar os alunos a participarem da OBA”, comemora Estefany.
Para professor orientador de Estefany, Edmar Guimarães Manduca, o evento é uma grande oportunidade para os alunos e para a educação. “Eventos como esse são importantes para despertar o interesse dos estudantes e fazer com que os mesmos possam ter a oportunidade de apresentar seus talentos”, destaca.
Além da medalhista de ouro, a EMEF Valeriana Rosa Cezar, teve outra competidora, a estudante Maria Eloiza de Oliveira Alves, também do 9⁰ ano, que fez uma brilhante participação na OBA.
Poesia
Na arte de expressar sentimentos com as palavras, Eduarda Ferreira Pinheiro, de 10 anos, foi a grande campeã do Prêmio MPT na Escola 2021 - A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, na categoria Poesia. Ela é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro.
Eduarda, que é aluna do 4º, concorreu com estudantes de 16 estados brasileiros. Foi preciso passar pela etapa municipal, em maio, e a estadual, em agosto, para então, receber a notícia de que a sua poesia havia sido a campeã, dentre dezenas de concorrentes. A estudante teve como orientadora, a professora Dilce Laureano.
A diretora da EMEF Altair Siqueira Costa, Márcia Cristina Helmer, falou sobre a importância da premiação. “Desde o início das etapas, incentivamos todas as turmas a participarem nas diversas categorias. Tivemos a grata surpresa de receber a notícia da vitória da Eduarda, na categoria Poesia, o que muito nos alegrou. Ganhamos um presente de fim de ano”, comemora a diretora.
Confira a poesia “Criança de Atitude” da aluna Eduarda Ferreira Pinheiro
Eu acordo bem cedinho
Para na feira trabalhar
Levando meu carrinho
Para lá e para cá
Quando chego na escola
Não consigo nem pensar
Só sinto dor e sono
Não dá pra estudar
Quando chego em casa
Para ajudar meus irmãos
Entrego o dinheiro ao meu pai
Para ajudar comprar o pão
A situação é difícil
Mas não posso continuar
Contei para a professora
Minha vida familiar
Não se preocupe
Vou lhe ajudar
Com sua família
Eu vou conversar
A professora explicou
Que criança não pode trabalhar
Passou para a assistência social
E para o conselho tutelar
Com meus direitos de criança
Hoje eu consigo estudar
Quero ser professora ou conselheira
Para outras crianças ajudar
Na minha casa
Não passamos necessidade
Meu pai trabalha e é só felicidade
Aprenderam que estudar, sim, é para minha idade.
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
Comentários: