Site da Serra

Friday, 23 de February de 2024
MENU

Notícias / Cotidiano

Na poesia e na astronomia, moradoras da Serra são campeãs nacionais

Elas são alunas de escolas públicas da cidade

Na poesia e na astronomia, moradoras da Serra são campeãs nacionais
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Duas alunas de escolas públicas municipais da Serra estão no topo da classificação nacional de campeonatos escolares. Estefany Madalena Silva Campos, aluna do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valeriana Rosa Cezar, loca lizada em Nova Almeida, e Eduarda Ferreira Pinheiro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro, são campeãs nacionais.

Estefany já é uma veterana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), participa da competição desde 2018 e em 2020 faturou a medalha de prata. “Para mim foi um desafio de conhecimento participar das olimpíadas. Eu gosto muito de ler e tenho muito interesse em aprender novas áreas. Com essa participação, eu adquiri nova experiência e acredito que consegui incentivar os colegas para também adquirirem uma nova experiência. Estou me sentindo muito feliz e realizada. Agradeço à Sedu, ao prefeito da minha cidade e a toda a escola por apoiar os alunos a participarem da OBA”, comemora Estefany.

Para professor orientador de Estefany, Edmar Guimarães Manduca, o evento é uma grande oportunidade para os alunos e para a educação. “Eventos como esse são importantes para despertar o interesse dos estudantes e fazer com que os mesmos possam ter a oportunidade de apresentar seus talentos”, destaca.

Além da medalhista de ouro, a EMEF Valeriana Rosa Cezar, teve outra competidora, a estudante Maria Eloiza de Oliveira Alves, também do 9⁰ ano, que fez uma brilhante participação na OBA.

Poesia

Na arte de expressar sentimentos com as palavras, Eduarda Ferreira Pinheiro, de 10 anos, foi a grande campeã do Prêmio MPT na Escola 2021 - A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, na categoria Poesia. Ela é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro.

Eduarda, que é aluna do 4º, concorreu com estudantes de 16 estados brasileiros. Foi preciso passar pela etapa municipal, em maio, e a estadual, em agosto, para então, receber a notícia de que a sua poesia havia sido a campeã, dentre dezenas de concorrentes. A estudante teve como orientadora, a professora Dilce Laureano.

A diretora da EMEF Altair Siqueira Costa, Márcia Cristina Helmer, falou sobre a importância da premiação. “Desde o início das etapas, incentivamos todas as turmas a participarem nas diversas categorias. Tivemos a grata surpresa de receber a notícia da vitória da Eduarda, na categoria Poesia, o que muito nos alegrou. Ganhamos um presente de fim de ano”, comemora a diretora.

Confira a poesia “Criança de Atitude” da aluna Eduarda Ferreira Pinheiro

Eu acordo bem cedinho

Para na feira trabalhar

Levando meu carrinho

Para lá e para cá

 

Quando chego na escola

Não consigo nem pensar

Só sinto dor e sono

Não dá pra estudar

 

Quando chego em casa

Para ajudar meus irmãos

Entrego o dinheiro ao meu pai

Para ajudar comprar o pão

 

A situação é difícil

Mas não posso continuar

Contei para a professora

Minha vida familiar

 

Não se preocupe

Vou lhe ajudar

Com sua família

Eu vou conversar

 

A professora explicou

Que criança não pode trabalhar

Passou para a assistência social

E para o conselho tutelar

 

Com meus direitos de criança

Hoje eu consigo estudar

Quero ser professora ou conselheira

Para outras crianças ajudar

 

Na minha casa

Não passamos necessidade

Meu pai trabalha e é só felicidade

Aprenderam que estudar, sim, é para minha idade.

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Comentários:

Responderemos assim que possível.