
Texto: Jonathas Gomes e Djeisan Maria - Foto: Dayana Souza/PMS
A Defesa Civil da Serra lançou uma nova ferramenta que promete transformar os atendimentos em situações de emergência: o portal para chamados. A nova ferramenta permite que os cidadãos façam acionamentos diretamente do celular, computador ou tablet e utiliza a geolocalização para agilizar o atendimento em emergências.
O novo sistema foi criado para facilitar tanto a vida do cidadão quanto o trabalho da Defesa Civil da Serra, já que, por meio de um formulário digital, qualquer morador poderá relatar problemas como quedas de árvores, alagamentos ou riscos estruturais diretamente à equipe técnica. E tudo isso com poucos cliques.
O coordenador da Defesa Civil da Serra, coronel Fábio Maurício, destaca que o novo sistema traz mais agilidade e integração nas etapas de atendimento. “O portal é uma ferramenta completa. Ele tem interface com o cidadão, que faz o chamado, com a equipe interna da Defesa Civil da Serra, que monitora e distribui os atendimentos, e com o técnico, que vai até o local resolver o problema”, explica.
Além de organizar as ocorrências em tempo real, o sistema também analisa os dados recebidos. Ele consegue, por exemplo, apontar quais bairros mais acionam a Defesa Civil da Serra, que tipo de ocorrência é mais comum e se o problema está acontecendo em áreas de risco já mapeadas pelo município.
Outro ponto positivo é que o portal funciona 24 horas por dia e consegue receber um grande volume de chamados simultâneos, sem congestionamentos.
A equipe de gestão da Prefeitura terá um acesso mais completo: será possível acompanhar tudo em tempo real, mesmo à distância, o que ajuda na tomada de decisões rápidas durante desastres naturais, por exemplo.
Tecnologia para aproximar
O portal ainda cria um painel com dados atualizados sobre o que está acontecendo durante situações de emergência, como quantas pessoas estão desabrigadas ou desalojadas naquele momento, por exemplo. A plataforma foi desenvolvida pelo Departamento de Geoprocessamento, ligado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit).
O titular da Seicit, Pedro Trindade, comenta sobre o novo portal. “A tecnologia é uma grande aliada na construção de uma cidade mais segura e inteligente. Esse novo portal é um exemplo de como a inovação pode impactar diretamente a vida das pessoas, tornando os serviços públicos mais acessíveis, rápidos e eficientes. A possibilidade de acionar a Defesa Civil com poucos cliques, usando geolocalização, representa um salto de qualidade no atendimento ao cidadão e na gestão das emergências. Estamos orgulhosos de contribuir com uma solução que une tecnologia, gestão pública e cuidado com a população”, afirma.
Entenda o funcionamento do portal:
- O usuário abre o portal (https://chamadosdefesacivil.serra.es.gov.br) e preenche um formulário para informar uma situação que precisa da atenção da Defesa Civil da Serra, como uma emergência ou algum problema na cidade.
- O formulário já traz a localização automática do usuário, porque ele pode marcar exatamente onde está no mapa (como funcionam os apps de geolocalização).
- Os dados do formulário, com a localização georreferenciada, são enviados para o sistema da Defesa Civil da Serra, que registra a ocorrência no banco de dados.
- A Defesa Civil da Serra recebe a ocorrência e um técnico é designado para ir até o local fazer a vistoria e tomar as providências necessárias.
- Todo o processo é atualizado em tempo real no sistema, permitindo que os gestores acompanhem as informações e acessem os relatórios e análises imediatamente.
Créditos (Imagem de capa): Dayana Souza/PMS
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