Site da Serra

Sábado, 04 de dezembro de 2021
MENU

Viva Mais

Nutricionista dá dicas de como montar um cardápio ideal para idosos

O consumo de alimentos da estação e temperos naturais são algumas dicas da nutricionista Izabel Viegas

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma alimentação saudável é fundamental para públicos de diversas idades, isso muitas pessoas já sabem e quando se trata da chamada melhor idade, ela é ainda mais importante. Para contribuir na preparação de um cardápio saudável e variado, a nutricionista da Secretaria de Saúde da Serra, Izabela Viegas, reuniu algumas dicas. Fique ligado!

Café da manhã

Izabela Viegas: “A grande questão que envolve o pão é: ele ser comido sozinho. Isso porque margarina e manteiga não podem ser consideradas como um bom complemento para esse alimento. A orientação é que faça uma refeição completa, com carboidratos contendo fibras alimentares, como fruta ou pão integral; e proteína contendo gordura boa, como o ovo, azeite, castanhas, patê de sardinha também são fontes nutritivas”.

Cuidado com o sal

A nutricionista explica que o sal pode ser considerado um grande vilão, sobretudo para aqueles que têm hipertensão arterial. Logo, ao preparar o almoço ou o jantar, capriche nos temperos naturais, como alho, cebola, cheiro verde.

Evite preparos que exijam fritura em imersão, optando por alimentos cozidos a vapor, assados, refogados ou grelhados.

Izabela Viegas: “A dica é deixar para colocar o sal no final dos preparos. Assim, terá a percepção do tempero mais real, evitando salgar a comida. Uma alternativa para agregar sabor, é refogar bem os alimentos com os temperos naturais, sobretudo no azeite. Uma erva excelente, e que ajuda na digestão e absorção dos nutrientes é o alecrim. O alho, famoso nos preparos das refeições, possui propriedades que auxiliam no controle da pressão arterial”, salienta, a nutricionista, que ainda informa a quantidade máxima de sal que devemos ingerir por dia. “O equivalente a uma colher de chá”.

Gorduras

Para controlar o consumo de gordura animal, a dica é enriquecer a alimentação com frutas, verduras e legumes. A indicação é incluir mais fibras, como aveia e ouros alimentos integrais. Vitamina preparada com fontes de fibra e potássio, como aveia, linhaça, banana é uma boa opção de lanche.

Izabela Viegas: “A ingestão adequada de potássio também contribui com o controle da pressão arterial. Entre os alimentos ricos nesse nutriente estão: cenoura, banana, laranja, feijões, lentilhas, vegetais verdes escuros, tomate, entre outros. Na hora de comprar, busque por alimentos da estação. Além de mais baratos, são mais nutritivos e saborosos. A primavera, por exemplo, é a estação da laranja, banana prata, beterraba, couve, almeirão, espinafre”.

Água

Izabella orienta que é bem comum a turma da melhor idade reduzir a ingestão de água. Isso devido à falta da percepção da sede, principalmente. O que se torna motivo de alerta e orienta: “Beber água ajuda a manter o corpo saudável e, indiretamente, contribuiu com a saúde do coração”, finaliza a nutricionista.

Créditos (Imagem de capa): Pixabay

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

©Site da Serra - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.