Na madrugada desta quinta-feira (09), cerca de 100 ônibus foram liberados para voltar a circular nas cidades de Cariacica e Viana, após uma paralisação que afetou o transporte público na Grande Vitória. A paralisação, promovida por motoristas das empresas Santa Zita e Nova Transporte, impactou diretamente os passageiros que dependem do serviço para se locomover.
Segundo Miguel Leite, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Espírito Santo (Sindirodoviários), os coletivos foram liberados por volta das 7h50, mas a situação permanece instável. "Estamos em conversa com a Ceturb e a Semobi, buscando uma reunião que deve acontecer, provavelmente, amanhã. Se não resolver, vamos parar de novo. Já devem ter uns 100 ônibus que saíram e estão em circulação", explicou.
Entre as demandas dos trabalhadores estão escalas de trabalho exaustivas, assédio moral e melhores condições de trabalho. Até o momento, não há previsão para o retorno completo das operações. Em nota, a GVBus afirmou que as empresas Nova Transportes e Santa Zita seguem as regras da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e não reconhecem as reivindicações específicas da categoria.
A interrupção dos serviços impactou cerca de 340 linhas de ônibus na região, gerando longas filas em pontos e terminais. No Terminal de Campo Grande, em Cariacica, passageiros expressaram sua frustração. Daniel Nascimento, um dos passageiros afetados, afirmou: "Nós fomos surpreendidos por essa paralisação. Os passageiros estão aqui desde 5 horas esperando ônibus, todo mundo precisa trabalhar e não consegue."
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) esclareceu que as demandas dos profissionais da Santa Zita devem ser tratadas com a GVBus, ressaltando que os terminais estão operando normalmente e que há ônibus em circulação em toda a Grande Vitória.
Comentários: