Site da Serra

Friday, 23 de February de 2024
MENU

Notícias / Cotidiano

Prefeitura da Serra Inaugura Moderno Pronto Atendimento Pediátrico Exclusivo Para Crianças e Adolescentes

Um passo significativo na excelência do atendimento infantil com instalações modernas e exclusivas

Prefeitura da Serra Inaugura Moderno Pronto Atendimento Pediátrico Exclusivo Para Crianças e Adolescentes
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A cidade que mais investe em saúde no Estado, aplicando com gastos próprios mais de R$ 340 milhões por ano, realizou mais uma entrega. Nesta terça-feira (30), a Prefeitura da Serra inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico, em Colina de Laranjeiras.

Os atendimentos terão início, quarta-feira (31), a partir das 7 horas. A unidade fica anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil e a previsão é que por lá sejam realizados cerca de 8 mil atendimentos por mês.

O município ganha um espaço exclusivo para o atendimento infantil de urgência e emergência, serviço já realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, e com a continuidade do acolhimento de crianças e adolescentes nas UPAs de Castelândia e Serra Sede.

“Somente esta unidade vai atender 8 mil crianças, com capacidade de ampliar se for necessário. São 10 consultórios, isso nos dá uma estrutura muito maior. Também vai permitir, ao reduzir a demanda de pediatria das outras UPAs, ampliar a oferta para o atendimento aos adultos”, explicou o prefeito Sérgio Vidigal.

O prefeito Sérgio Vidigal também destacou a exclusividade no atendimento pediátrico. “Nas outras UPAs, o  exames são compartilhados entre adultos e crianças. Aqui não, aqui será exclusivamente para crianças, o que vai permitir uma rapidez maior no atendimento”, comentou.

Sobre o novo serviço

O Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia, em dias úteis e feriados, com acolhimento por meio de classificação de risco para pacientes de 0 a 15 anos.

“A Serra ganha mais um serviço para o cuidado com nossas crianças e adolescentes, um local amplo, voltado para o acolhimento dos pacientes e seus familiares”, comentou a Secretaria de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Serão ofertados atendimento médico, exames radiológicos e laboratoriais. Com equipamentos modernos, a Unidade de Pronto Atendimento contará com: consultórios; 12 pontos de atendimento na sala de medicação; além de cinco leitos de emergência e oito leitos de observação.

O novo serviço apresenta um espaço mais receptivo as crianças e adolescentes, proporcionando uma permanência mais agradável em um ambiente pensado no bem-estar e conforto desses pacientes. Sua ampla estrutura física permite  espaço para brinquedoteca, além de uma identidade visual acolhedora e delicada.

O atendimento infantil exclusivo na Unidade Pronto Atendimento Pediátrico também é um reforço para os períodos de sazonalidade de doenças respiratórias e arboviroses, que levam a uma demanda significativa por atendimento médico.

Vale lembrar que o ano de  2023 foi marcado por grandes entregas na área da saúde: a Unidade Regional de Valparaíso; a unidade de Aroaba (apoio da Unidade Itinerante); e a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Diogo.

É importante reforçar a diferença entre pronto atendimento (PA) e pronto-socorro (PS). Em um PA são atendidos casos menos complexos, mas que demandam observação e atendimento para evitar que o quadro clínico evolua. Já um PS é indicado para casos graves de saúde.

Novas entregas

Para ampliar os serviços ofertados pelo Hospital Materno Infantil, há previsão de um novo serviço com leitos de pediatria e de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).  Ainda sobre investimentos, estão previstas para 2024 duas novas Unidades Básicas de Saúde, uma em José de Anchieta II (Solar de Anchieta) e outra em Parque Jacaraípe, que juntas representam um investimento de R$ 15 milhões.

Fonte/Créditos: PMS

Créditos (Imagem de capa): Foto: Caio Santana e Dayana Souza

Comentários:

Responderemos assim que possível.