Site da Serra

Friday, 23 de February de 2024
MENU

Notícias / Geral

Profissional da voz deve ser acompanhado por fonoaudiólogo

Muitos cantores negligenciam a busca por um profissional fonoaudiólogo, o que pode resultar em patologias graves. Profissionais renomados, como a Dra. Thays Vaiano, especialista em voz, enfatizam a importância do treinamento da musculatura vocal e respiratória para uma produção vocal eficiente.

Profissional da voz deve ser acompanhado por fonoaudiólogo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A voz, é uma excelente ferramenta de expressão e é o instrumento de trabalho de muitos profissionais, especialmente cantores. No entanto, um estudo intitulado “Nível de conhecimento fisiológico, anatômico e patológico da voz cantada por cantores profissionais e amadores” revelou uma lacuna preocupante: muitos desses artistas podem não possuir o conhecimento necessário sobre a complexa anatomia e fisiologia da voz, a importância da higiene vocal, as patologias vocais e, consequentemente, o cuidado vocal.

Cantores profissionais reconhecem que saber sobre a anatomia e fisiologia da voz cantada é um pré-requisito para alcançar um desempenho excepcional no canto. No entanto, a falta desse conhecimento aprofundado ressalta a importância vital do acompanhamento fonoaudiológico para esses profissionais.

Apesar de muitos possuírem acertos quando falamos de higiene vocal e serem comprometidos em buscar informações sobre o assunto, muitos negligenciam a busca de um fonoaudiólogo, o que pode resultar em sérios desdobramentos para a qualidade da voz.

As patologias mais comuns em cantores são laringite, nódulos vocais e edema. Infelizmente, a maioria dos cantores obtém notas baixas no conhecimento sobre patologias. Isso reforça a necessidade urgente de um acompanhamento fonoaudiológico regular para esses profissionais, a fim de prevenir e tratar adequadamente essas condições.

O conhecimento sobre a anatomia e fisiologia da voz, bem como sobre a higiene vocal e as patologias vocais, é essencial para esses profissionais. Portanto, é crucial que eles busquem o aconselhamento e o acompanhamento de fonoaudiólogos para manter e melhorar a saúde vocal. 

Desenvolvimento de tecnologias para cantores

Acompanhando esse cenário, há disponíveis no mercado equipamentos que visam avaliar a musculatura respiratória e exercitar músculos importantes para um alto desempenho vocal. Segundo Renata Oliveira, Fisioterapeuta da NCS do Brasil, empresa nacional e fabricante de equipamentos para fonoaudilogia e fisioterapia, a utilização de soluções específicas, podem ser aliadas durante o cuidado vocal. 

No campo da fonoaudiologia, a Thays Vaiano, Doutora em Ciência da Comunicação Humana e Especialista em Voz, é uma profissional atuante na área, atendendo diversos cantores como Ludmilla, Preta Gil, Gabi Amarantos, entre outros. Com ênfase na performance vocal, a Drª Thays utiliza diversas técnicas e alguns equipamentos para avaliação e treinamento da musculatura vocal e respiratória em seus atendimentos. As abordagens adotadas visam auxiliar pacientes que lidam com os desafios da voz. De acordo com Thays, “Para uma produção vocal eficiente, é fundamental que a respiração também seja eficiente já que o ar é o responsável pelo movimento vibratório das pregas vocais. Atualmente existem dispositivos inicialmente pensados para treinar a respiração que também auxiliam no treino vocal. Quando os profissionais da voz entendem que a voz é produzida por músculos que podem e devem ser treinados, alcançam melhores níveis de performance e recuperação vocal.”.



Website: http://www.ncsdobrasil.com

Fonte/Créditos: DINO

Créditos (Imagem de capa): Imagem Gerada por Inteligência Articial

Responderemos assim que possível.