Site da Serra

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

Política

Projeto de Contarato que manda motorista bêbado pagar pensão à família de vítimas fatais avança no Senado

Motoristas irresponsáveis só mudam conduta ‘se doer no próprio bolso’, afirma o senador capixaba

Redação Site da Serra
Por Redação Site da Serra
Projeto de Contarato que manda motorista bêbado pagar pensão à família de vítimas fatais avança no Senado
migalhas.com.br
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto que obriga o motorista embriagado que lesionar ou matar no trânsito a pagar pensão alimentícia todo mês à vítima ou à família dela. O projeto é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Para o senador, a proposta corrige o sentimento de impunidade no trânsito. “O número de óbitos em crimes de trânsito é alarmante. Infelizmente, só quando a consequência de seus atos doi no próprio bolso é que as pessoas irresponsáveis abandonam toda uma cultura de ações irresponsáveis que podem custar a vida de um semelhante.”

De acordo com o texto aprovado, a duração e o valor e da pensão serão arbitrados pelo juiz, caso a caso. A proposta ressalta que a pensão deve levar em consideração a expectativa de vida do falecido, por abordar o período em que a vítima iria assistir os seus dependentes. 

Leia Também:

O projeto de lei também deixa claro que a obrigação de pagamento de pensão não se extingue com a morte do causador do dano, devendo ser transmitida aos herdeiros, até o limite da herança.

A proposta determina ainda que se, por exemplo, a vítima de acidente fatal tiver um filho, o motorista deverá pagar pensão até o filho até completar 21 anos – ou 24 anos, se estiver na faculdade.

“Quando uma vítima morre no trânsito, a família inteira sofre com uma dor imensa. Principalmente os filhos, que ficam desprovidos da segurança e do conforto sentimental e patrimonial dos pais. O projeto corrige isso”, afirmou Contarato, que foi delegado de trânsito da Polícia Civil do Espírito Santo por mais de dez anos.

O projeto foi relatado na CAS pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Agora, ele segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Comentários:
Redação Site da Serra

Publicado por:

Redação Site da Serra

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais