Site da Serra

MENU

Notícias / Geral

"Qualidade é fator central para a competitividade da indústria capixaba", afirma ex-presidente do Inmetro durante seminário em Vitória

Marcos Heleno Guerson participou do Seminário de Excelência Industrial, promovido pelo Sindifer, e destacou o papel da inovação e da infraestrutura da qualidade para o desenvolvimento das empresas

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Marcos Heleno Guerson, ex-presidente do Inmetro, durante o Seminário de Excelência Industrial em Vitória. Crédito: Wagner Breciane

A busca por excelência e competitividade na indústria passa, invariavelmente, pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Por conta disso, o Governo brasileiro lançou recentemente uma Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ). O assunto foi amplamente discutido nesta quarta-feira (09), durante o 1º Seminário de Excelência Industrial 2025, organizado pelo Sindifer.

De acordo com Marcos Heleno Guerson, ex-presidente do Inmetro e atual presidente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), a infraestrutura da qualidade é um elemento indispensável para o avanço do setor produtivo, especialmente diante das novas exigências do consumidor contemporâneo.

"Quando pensamos em excelência industrial, a qualidade é um fator absolutamente central. Ela envolve tanto o que a indústria coloca no produto, a padronização e os requisitos técnicos, quanto a percepção do consumidor, que está cada vez mais informado e exigente. Sem qualidade não há desenvolvimento econômico e social no Espírito Santo, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo", afirmou Guerson durante o seminário de Excelência industrial.

Publicidade

Leia Também:

O ex-presidente do Inmetro ressalta que o acesso facilitado à informação, por meio de aplicativos, podcasts e plataformas digitais, elevou o padrão de exigência dos consumidores. "Hoje, o consumidor tem acesso a avaliações, relatos de problemas e comparativos em tempo real. Ferramentas do terceiro setor, como o Reclame Aqui, contribuem para a transparência. O uso da inteligência artificial, inclusive como personal shopper, já é uma realidade: algoritmos são capazes de sugerir critérios de compra e fazer comparativos entre produtos para o consumidor. A qualidade tornou-se um fator decisivo de competitividade. Quem não entrega qualidade, sai do mercado".

A qualidade possui dois pilares fundamentais: a responsabilidade do produtor e o reconhecimento pelo consumidor. "A empresa é a grande protagonista, mas precisa de infraestrutura sólida: metrologia, normas técnicas, certificações e boas práticas, para garantir conformidade, segurança e credibilidade. É isso que permite estruturar processos produtivos inovadores e acompanhar a velocidade das mudanças impulsionadas pela tecnologia. A qualidade não pode continuar sendo vista como custo, mas como fator de competitividade e inovação", defende.

É preciso inovar

Para o presidente do Ipem-SP, grandes marcas globais se diferenciaram justamente pela reputação de qualidade. "Quando a marca é associada à qualidade, o produto deixa de ser apenas uma mercadoria para se tornar referência no setor. Você não quer comprar aquele produto daquele tipo, você quer comprar o produto daquela marca porque ela já se associou com qualidade. O consumidor não busca mais o mínimo, ele quer sempre algo a mais — e isso só se conquista com qualidade percebida", observa.

A inovação, segundo Guerson, deve estar no centro da estratégia industrial. "A empresa que não inova está fadada a ser ultrapassada, ou até mesmo desaparecer. Além disso, a sustentabilidade ganha importância pragmática, pois pode facilitar o acesso a financiamentos públicos e privados para projetos inovadores alinhados a práticas sustentáveis", conclui.

Seminário de Excelência Industrial 2025

Focado no desenvolvimento das empresas capixabas, o Seminário de Excelência Industrial continua nesta quinta-feira (10), das 8h30 às 17 horas, no Vitória Grand Hall, com uma programação intensa, dedicada a promover eficiência, segurança e inovação na indústria capixaba.

"A metrologia e a qualidade, tanto na gestão quanto na produção efetiva de produtos, são fundamentais para o sucesso das empresas. Amanhã teremos também palestras sobre içamento, mostrando como temas práticos e relevantes são essenciais no cotidiano corporativo. Uma organização sem metodologia enfrenta grandes dificuldades para prosperar. É indispensável investir em processos bem estruturados e qualificação contínua. Sem essas práticas, é impossível alcançar excelência nos produtos, reduzir custos e aprimorar a gestão interna. O evento representa um verdadeiro despertar para o empresariado, incentivando a adoção de padrões mais elevados em busca de competitividade e inovação", explica Leonardo Cereza, presidente do Sindifer.

Confira a programação desta quinta-feira (10):Link

Fonte/Créditos: L4 Comunicação

Créditos (Imagem de capa): Wagner Breciane

Comentários:

Redação Site da Serra

Publicado por:

Redação Site da Serra

O Site da Serra é um portal de notícias com conteúdo local e relevante sobre cotidiano, política, economia, entretenimento e histórias da comunidade.

Saiba Mais