Site da Serra

MENU

Notícias / Especiais

TCE-ES aponta falhas graves na rede de proteção a crianças vítimas de violência no Espírito Santo

Levantamento revela risco de revitimização, ausência de protocolos e falta de articulação entre órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

TCE-ES aponta falhas graves na rede de proteção a crianças vítimas de violência no Espírito Santo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no Espírito Santo estão expostos a um alto risco de revitimização ao acessarem os serviços públicos destinados a protegê-los. A constatação é do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que realizou uma fiscalização nos órgãos estaduais que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O processo foi julgado na sessão virtual do Plenário realizada na última quinta-feira (3), com relatoria do conselheiro Rodrigo Chamoun.

O levantamento revelou deficiências significativas na eficácia e na segurança das ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra esse público. Segundo o TCE-ES, há urgência na adoção de medidas estruturantes para fortalecer a rede de proteção e garantir um atendimento integrado e qualificado, respeitando os direitos e a integridade de crianças e adolescentes.

A fiscalização, que integra um esforço nacional coordenado pela Atricon, avaliou a atuação do Executivo Estadual, do Ministério Público Estadual (MPES), da Defensoria Pública (DPE-ES) e do Tribunal de Justiça (TJES), entre 2023 e 2024. Foram analisados quatro eixos principais: Governança, Prevenção, Repressão e Acolhimento, além de Dados e Estatísticas.

Publicidade

Leia Também:

Entre os problemas identificados, destacam-se:

  • Falta de articulação entre os órgãos do SGDCA, dificultando a execução coordenada das políticas públicas.

  • Ausência de um Plano Estadual específico para enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

  • Déficit na capacitação de profissionais da rede de atendimento, comprometendo a qualidade e a humanização dos serviços.

  • Orçamento insuficiente e subutilizado: em 2024, apenas 17% da dotação para fortalecimento do SGDCA foi executada.

  • Inexistência de protocolos prioritários para a primeira infância, grupo mais vulnerável a traumas.

  • Falta de um Centro de Atendimento Integrado para evitar múltiplos atendimentos e a revitimização.

  • Ausência de escuta especializada na maioria dos órgãos.

  • Sistemas de dados desconectados, impedindo o acompanhamento eficaz dos casos.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), apenas em 2023 foram registrados 4.502 boletins de ocorrência relacionados a crimes contra crianças e adolescentes no Espírito Santo. Entre janeiro e agosto de 2024, já foram 2.806 registros. Os crimes mais comuns são lesão corporal, estupro, maus-tratos e ameaça.

A área técnica do TCE-ES reforça que, sem ações efetivas e bem coordenadas, há um sério risco de que os direitos constitucionais das crianças e adolescentes continuem sendo negligenciados. “É fundamental que haja o fortalecimento das estratégias de governança, com fluxos de atendimento bem definidos, infraestrutura adequada e garantia de recursos específicos”, destaca o relatório.

O levantamento também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 16, que trata de paz, justiça e instituições eficazes. Mas os dados se conectam ainda aos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente) e ODS 11 (Cidades Sustentáveis).

Como encaminhamento, o Tribunal emitiu 17 recomendações visando melhorar a articulação e os fluxos entre as instituições envolvidas. O relatório final foi encaminhado à Secretaria-Geral de Controle Externo para o planejamento de novas ações de controle.

Com esse trabalho, o TCE-ES reafirma seu compromisso com a proteção da infância e adolescência e com a promoção de políticas públicas mais eficazes, justas e humanizadas no Espírito Santo.

 

Comentários:

Redação Site da Serra

Publicado por:

Redação Site da Serra

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais