Site da Serra

Quinta, 11 de agosto de 2022
MENU

Viva Mais

Ventosa e Liberação Miofascial: Malu Ramos explica como a técnica alivia dores musculares

As queridinhas no alívio das dores estão em alta

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As técnicas de alívio para as dores musculares têm sido cada vez mais procuradas e entre as queridinhas, duas estão em alta: a Ventosaterapia e a Liberação Miofascial. Ambas são recomendadas por especialistas e ajudam no combate a instabilidade muscular, causando alívio imediato. Mas, afinal, que técnicas são essas?

Segundo Malu Ramos, profissional de educação física, especialista em fisiologia do exercício, aspectos fisiológicos do método Pilates, nutrição desportiva, patologias osteoarticulares e prevenção e tratamento da dor, a Liberação Miofascial trabalha diretamente na fáscia, tecido cognitivo que recobre a musculatura do corpo, liberando este tecido tensionado com instrumentos que fazem com que o músculo aumente a amplitude, voltando a normalidade.

No caso da Ventosa, ela atua sobre os pontos gatilhos da dor e o procedimento realizado é a sucção desses pontos, o que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a dor específica através de uma vascularização no local.

Malu Ramos explica que ainda há certo receio na utilização da Ventosa, por parte de algumas pessoas, porém, o método é eficaz e realizado adequadamente não causa risco. "Muitas pessoas possuem receio em fazer a ventosa por conta dos hematomas, mas quando o procedimento é feito por um profissional qualificado e com a técnica correta, não há nenhum risco”, afirma.

A educadora, explica ainda, que é normal a pele ficar roxa, por conta da sucção e do aumento de fluxo sanguíneo no local. Porém, usada moderadamente e corretamente, sem ‘passar do ponto’, ameniza esses efeitos. “O ideal é deixar a sucção agir por apenas três minutos”, orienta Malu.

Para melhorar realmente as dores, Malu Ramos frisa que é necessário a junção do procedimento da ventosa com exercícios físicos que fortaleçam e alonguem os músculos, como o Pilates, por exemplo. "A ventosaterapia e a liberação, são alívios momentâneos, mas é fundamental que seja feito o fortalecimento muscular e o Pilates é um grande aliado, pois trabalha o corpo em geral, especialmente nos músculos estabilizadores", finaliza a especialista.

Saiba mais acessando @estudiosaudemaluramos

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Comentários:

Responderemos assim que possível.