Site da Serra

Quarta, 10 de agosto de 2022
MENU

Cotidiano

Verdade ou mentira: 5 mitos sobre a graduação EAD

Pesquisa do INEP aponta que mais de 53% dos ingressantes no ensino superior, optaram pela modalidade a distância em 2020

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Censo de Educação Superior divulgado em 2002 pelo INEP, destaca o aumento de novos alunos matriculados em todo o país na educação a distância. Como constatado na pesquisa, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pela modalidade a distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais.

A diretora de ensino da Rede Doctum, Janaína Dardengo, tira dúvidas sobre a modalidade à distância de graduação. Segundo ela, os cursos em Educação a Distância (EAD) são possíveis devido ao avanço da tecnologia que permite a existência dessa modalidade de ensino. As aulas dos cursos EAD, ocorrem de maneira 100% virtual e sem a necessidade da presença física na instituição.

“Antes de fazer sua escolha por um curso de graduação é fundamental pesquisar sobre as modalidades existentes. Hoje em dia, em tempos de fake news, é ainda mais importante checar as informações e reconhecer o que é boato ou verdade”, explica Dardengo.

5 principais mitos da Graduação EAD:

1) O EAD é ruim

Os cursos de graduação a distância de boas instituições, precisam do credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para ofertarem essa modalidade de ensino. Todo o processo passa por avaliação incluindo critérios sobre a qualidade do curso. Sem contar que o diploma no EAD tem a mesma validade que o recebido no ensino presencial.

2) Não vou ter interação com meus colegas e professores

Apesar da diferença na metodologia da Educação a Distância em relação à modalidade presencial e semipresencial, os alunos EAD têm contato com os tutores virtuais das disciplinas e com os tutores presenciais nos polos. Além do acesso ao fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde é possível trocar informações, conhecimentos e fazer aquele networking com os colegas.

3) É preciso ter um computador para ter acesso às aulas

As formas de acesso estão cada vez mais modernas e mesmo com aparelho de celular você consegue entrar na plataforma do AVA, assistir às disciplinas e entregar as tarefas necessárias.

4) Ninguém reprova no EAD

Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria. “O EAD é uma modalidade de graduação séria, assim como as demais”, afirma Janaína Dardengo.

5) Existe um perfil de estudante da graduação EAD

De acordo com dados do 11º Mapa do Ensino Superior, os jovens de idade entre 19 a 24 anos dispararam na procura pela graduação EAD. Em 2019 esse grupo representava 23,6% dos alunos da modalidade, realidade diferente de anos anteriores, onde esse número era menor. 

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) fizeram investimentos na graduação a distância, implementando novas ofertas de cursos e abrindo novos polos. Esse fato, aliado ao maior conhecimento sobre a modalidade pelos alunos e confiança na qualidade de ensino, fez com que a procura por essa graduação aumentasse a cada ano.

Dicas para mandar bem no EAD

Agora que já desvendou os mitos sobre o EAD e decidiu realizar sua graduação nesta modalidade, Dardengo lista algumas dicas para se dar bem nesta modalidade:

Organização é palavra de ordem. A flexibilidade pode dar uma impressão equivocada, mas o fato é que no EAD é necessário ser ou criar metodologias de organização para controlar o tempo de estudo e as demais tarefas do seu dia a dia.

Defina horários para rever as matérias e não deixe acumular os conteúdos. Nem sempre vamos ter um dia a dia perfeito e uma rotina exemplar. Porém, o mais importante é que você tenha constância semanal para compensar os dias de imprevistos.

A Doctum possui mais de 35 opções de cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância nas áreas de tecnologia, saúde, gestão e educação. São mais de 40 unidades e polos EAD nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Veja alguns dos cursos EAD

–  Administração

– Análise e desenvolvimento de Sistemas

– Ciências Contábeis

– Educação Física (Licenciatura)

– Logística

– Pedagogia

– Recursos Humanos

– Serviço Social

Créditos (Imagem de capa): Pixabay

Comentários:

Responderemos assim que possível.