A contagem regressiva para o Carnaval do Brasil já começou, e em Vitória, a cidade se prepara para sediar os tradicionais desfiles das escolas de samba do Espírito Santo. Faltando apenas 21 dias para o início dos festejos, que ocorrerão de 02 a 04 de fevereiro no Sambão do Povo, a expectativa é de proporcionar um espetáculo memorável tanto para os foliões quanto para os espectadores.
Grande parte da infraestrutura necessária para receber os desfiles e o público já está montada, com o restante em fase de conclusão. Edson Neto, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial, assegura que os munícipes e turistas podem aguardar um espetáculo de alta qualidade.
"Os desfiles das escolas de samba são o maior evento da cidade de Vitória e do estado do Espírito Santo. Estamos desde março de 2023 pensando no carnaval deste ano. De lá para cá, foram momentos de correria e cobranças, e isso reflete no que os desfiles de Vitória vêm se tornando, profissional. Nossos voos estão assumindo níveis altos. Eu tenho certeza que o público não vai se decepcionar", afirma Edson Neto.
A Prefeitura de Vitória está totalmente engajada para garantir que os dias de festa ocorram de maneira segura e bem estruturada, prezando pela harmonia e organização. O Secretário da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório, destaca o papel significativo do Carnaval para a cidade.
"O carnaval de Vitória tomou uma proporção grande e a Prefeitura vem acompanhando ano após ano esse crescimento. Realizamos um trabalho preciso. Acreditamos que esse fomento é importante não só pelo aspecto cultural e turístico, mas pelo desenvolvimento, pela dignidade das pessoas. A Prefeitura de Vitória está se preparando para trabalhar em torno desse evento", pontua Marcus Gregório.
Além da alegria e diversão proporcionadas pela folia, o Carnaval de Vitória traz consigo benefícios econômicos substanciais. Com a expectativa de atrair de 12 a 15 mil pessoas, o evento pode gerar até 6 mil empregos diretos e indiretos em diversos setores turísticos.
"São trabalhos na área de Alimentação, transporte, hospedagem e os próprios ambulantes, temos aí um giro na economia na região metropolitana que realmente faz valer a pena cada centavo investido nesse evento", destaca o Secretário Marcus Gregório.
Desfiles
Os desfiles prometem encantar o público este ano, apresentando enredos que contam histórias desde artistas renomados até cidades que compõem o estado do Espírito Santo. Surpresas, cores vibrantes, brilho e muito samba estão garantidos. Confira a ordem dos desfiles:
Grupo A (sexta-feira - 2 de fevereiro)
- Andaraí - "Histórias de vovó contava"
- Mocidade da Praia - "Mangue - A Origem da Vida"
- Imperatriz do Forte - "Nascido em Berço Forte. Para Sempre Um Eterno Aprendiz"
- Independente de São Torquato - "De Salvador Ecoa o Canto da Alegria... É Festa na Capital da Bahia!"
- Império de Fátima - "Benzê. Benditas Benzedeiras"
- Unidos de Barreiros - "Guarapari - O Paraíso É Aqui"
- Independente de Eucalipto - "Baixo Guandu - Pelo Mar E Nos Trilhos da Economia O Progresso Se Fez".
Grupo Especial (sábado - 3 de fevereiro)
- Novo Império: "Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba"
- Unidos de Jucutuquara: "Gassho, Caminhos de Sabedoria"
- Independente de Boa Vista: "Viana Divinamente Brasileira"
- Mocidade Unida da Glória (MUG): "Massena: Um Olhar em Aquarela"
- Chegou o Que Faltava: "Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena"
- Unidos da Piedade: "Quilombo Piedade"
- Pega no Samba: "Pérolas do Deserto"
Grupo B (domingo - 4 de fevereiro)
- Chega Mais - "Na Batida Mais Quente: O Ritmo da Vida"
- Rosas de Ouro - "Gente Floresta"
- Mocidade Serrana - "Na Terra do Abacaxi, Toquei Com As Mãos O Carnaval. O Eldorado de Sérgio Vidigal"
- União Jovem de Itacibá - "Maria Ortiz - Uma Heroína Capixaba"
- Tradição Serrana - "Toda Forma de Amor Vale A Pena"
Créditos (Imagem de capa): Divulgação/PMV
Comentários: