Site da Serra

Sabado, 18 de Maio de 2024
MENU

Notícias / Geral

Reitoria da Ufes se reúne com representantes de greve e define medidas para garantir funcionamento do Restaurante Universitário e pagamento de bolsas

Encontro entre gestão e comando de greve busca minimizar impactos da paralisação na comunidade acadêmica.

Reitoria da Ufes se reúne com representantes de greve e define medidas para garantir funcionamento do Restaurante Universitário e pagamento de bolsas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na tarde desta segunda-feira (15), o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio de Castro, juntamente com a vice-reitora, Sonia Lopes, participaram de uma reunião crucial com representantes do comando de greve da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O objetivo foi discutir os rumos da greve dos professores, recém-iniciada, e buscar soluções para mitigar os impactos na comunidade universitária.

Durante o encontro, ficou estabelecido que o Restaurante Universitário (RU) continuará operando, garantindo o fornecimento de refeições aos estudantes. Os horários de funcionamento foram definidos, sendo das 11h30 às 12h30 para o almoço e das 17h30 às 18h30 para o jantar no campus de Goiabeiras. O RU de Maruípe manterá seu horário habitual das 11h30 às 12h30. Nos campi de Alegre e São Mateus, o atendimento seguirá sem alterações.

Apesar das medidas em relação ao RU, ainda não há uma decisão sobre a liberação dos portões de acesso ao campus de Goiabeiras. No entanto, a gestão da Ufes assegurou que os pagamentos de auxílios estudantis e bolsas, concedidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes), não serão afetados pela greve.

Outro ponto importante foi a criação de um grupo de trabalho, composto por representantes da Administração Central da Ufes e do comando de greve, para acompanhar de perto os desdobramentos do movimento paredista. Esta iniciativa visa garantir a comunicação eficaz e buscar soluções para eventuais problemas que surjam durante a greve.

A Associação dos Docentes da Ufes informou, por meio de nota, que diante da suspensão do almoço no RU nesta segunda-feira, a entidade adquiriu 600 marmitas para distribuição aos estudantes nos campi de Goiabeiras e Maruípe. Além disso, foram levantadas demandas por melhorias no RU, incluindo a retirada das grades, melhoria na qualidade das refeições e a implementação de um serviço de café da manhã.

A Adufes também ressaltou o compromisso do comando de greve com o acesso dos trabalhadores e veículos responsáveis pelo funcionamento do RU, buscando evitar qualquer interrupção no serviço. Além disso, a entidade anunciou que formalizará junto à Administração Central da Ufes denúncias de casos de assédio ocorridos durante a paralisação.

Por fim, foi decidido que uma comissão será formada para articular soluções para questões emergentes da greve, incluindo a possibilidade de suspensão do Calendário Acadêmico, medida defendida pela Adufes e pelo comando de greve. Importante ressaltar que a reitoria da Ufes se comprometeu a não judicializar o movimento, reafirmando o respeito à legitimidade da greve.

Comentários:

Responderemos assim que possível.