Site da Serra

Friday, 23 de February de 2024
MENU

Colunas / Geral

A Serra e seus Bairros

Você sabia que o município de Serra possui 129 bairros? Em qual deles você mora? Vem saber mais

A Serra e seus Bairros
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Serra é atualmente o município mais populoso do estado do Espírito Santo. Com 547.631 km² de área territorial, possui uma população estimada de 536.765 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021, predominantemente urbana. Muita gente incrível e trabalhadora espalhada pelos 4 cantos da nossa terra. Vamos lembrar que há 3 décadas tínhamos 222.158 habitantes, nem metade do que é hoje.

Com o crescimento do município de Serra, em especial das áreas urbanas, vários bairros foram surgindo, uns planejados e outros nem tantos. Mas todos esses 129 compõem hoje o nosso munícipio, conforme a Lei Municipal nº 4.514/2016.

O maior bairro em tamanho é o Jacuhy, localizado na rodovia do Contorno, com mais de 12 milhões de km². Em questão populacional, Feu Rosa é o maior bairro: no Censo de 2010, possuía 19.532 habitantes.

Nossos bairros são bem diversificados. Temos dos bairros muito antigos, como Nova Almeida, fundado em 1557, e bairros recentes como Colina de Laranjeiras, oficializado em 2007.

Temos os bairros litorâneos como Balneário de Carapebus, passando por Bicanga, Manguinhos e os muitos bairros da região de Jacaraípe.

Quando falamos em centros comerciais, podemos citar os bairros Parque Residencial Laranjeiras, Novo Horizonte, Porto Canoa, Feu Rosa, Bairro das Laranjeiras e Serra Centro.

Na gastronomia, podemos destacar Colina de Laranjeiras como um importante cenário da vida noturna serrana. A Av. Brasil, em Novo Horizonte, e a Av. Brasília, em Porto Canoa, são também lugares com muitos bares, restaurantes e lanchonetes.

Temos, ainda, nosso renomado polo gastronômico de Manguinhos, bem como muitas outras regiões de importância gastronômica em nossa terra, algumas dessas compondo o Circuito de Agroturismo.

Em 2021, nosso município alcançou o 1º lugar no PIB (Produto Interno Bruto) estadual, além do 39° lugar em âmbito nacional. Grande parte dessas riquezas provêm da nossa indústria. Bairros como Civit I e Civit II figuram no cenário urbano serrano.

E ainda vale lembrar que temos a maior parte da cidade de Serra situada em áreas rurais, com grandes distritos, tais como Queimado e Calogi.

A Serra é um município muito rico e plural, tendo uma variedade enorme de paisagens, histórias, cultura e uma economia diversificada. É a locomotiva do Espírito Santo. Venha conhecer a Serra conosco! 

Visite a nossa página no Instagram @descobrindoaserra

Fontes: IJSN | IBGE | Prefeitura Municipal da Serra

Fonte/Créditos: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Comentários:

Responderemos assim que possível.