Reis Magos, Nossa Senhora da Conceição, São José do Queimado e São João Batista são as quatro igrejas históricas da Serra e que fazem parte do circuito turístico religioso do nosso município.
A igreja de São João Batista é uma das mais antigas e se localiza no bairro Carapina Grande. Construída em 1584 pelos jesuítas, apresenta uma linda arquitetura e nos remete ao período do Brasil Colônia. A igreja passou por uma recente restauração e está toda conservada, tanto na parte interna quanto externa.
O local conta também com o Cemitério de Carapina e com um casarão abandonado. Juntos, formam o Sítio Histórico de Carapina. Quanto ao casarão, pouco se sabe. Não há informações sobre quando ele foi construído nem quando foi abandonado. Sabe-se, apenas, que pertenceu ao senhor José Nunes, que foi de uma família muito importante na Serra.
O sítio histórico fica no alto de Carapina, de onde também é possível apreciar parte da Grande Vitória: da Rodovia do Contorno aos municípios de Vitória e Cariacica. A vista é linda!
A igreja de São João Batista abre para visitação de quinta a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. A igreja também tem celebrações/missas aos domingos às 9 horas e no primeiro sábado de cada mês às 11h.
Recentemente, a Prefeitura da Serra anunciou recentemente um projeto que pretende revitalizar toda a área, transformando-a no Parque Histórico de São João de Carapina, o que irá valorizar muito a região e pretende trazer mais turistas ao nosso município.
De acordo com a Prefeitura da Serra, piso, paredes, teto, fachada, implantação do sistema eletrônico, sonorização, sistema de prevenção a incêndio, cabeamento estruturado e sistema de proteção contra descargas atmosféricas são algumas das reformas a serem feitas na igreja.
Ainda segundo a Prefeitura, o local vai ser todo cercado recebendo a implantação de uma via pavimentada com calçada e ciclovia, novo estacionamento e a construção de um pórtico com guarita para o controle de acesso ao local.
Partiu então visitar a Igreja de São João de Carapina? Venha descobrir a Serra conosco!
Fonte/Créditos: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra
Créditos (Imagem de capa): Reprodução/Facebook
Comentários: