Site da Serra

Domingo, 22 de maio de 2022
MENU

Coluna

A Serra e seus cinco balneários

Na coluna deste sábado (16), o DAS apresenta as lindas e diversificadas praias do município de Serra

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Balneário é um conjunto de praias um município litorâneo. Com 23 km de litoral, nossa Serra apresenta cinco balneários com lindas e diversificadas praias para todos os gostos e públicos, de águas calmas a pontos de surf.

O balneário mais ao sul do município é Carapebus e possui três praias e uma lagoa. A Praia Mole é a mais ao sul, com sua área de proteção ambiental, onde podemos fazer uma trilha plana que nos leva a praias praticamente desertas. A Praia de Carapebus e a Praia de Balneário Carapebus vêm em seguida. Essas duas são separadas por uma lagoa com o mesmo nome desse balneário. Carapebus é um dos points da juventude serrana, contendo um dos mais badalados restaurantes do Espírito Santo. Ele também é um dos picos de surf do nosso estado.

Em seguida chegamos à Bicanga. Com sua nova orla, a vila de pescadores se tornou um atrativo turístico, com vários quiosques, com uma gastronomia focada em peixes e frutos do mar e, grande parte, com música ao vivo aos finais de semana. A praia tem águas calmas, propícia para o banho de crianças.

Após Bicanga, temos o balneário de Manguinhos e suas três praias: Ponta dos Fachos, Enseada e Chaleirinha, além de diversos picos de surf e seus nomes específicos dados pelos surfistas. Manguinhos é um dos polos gastronômicos mais famosos do nosso estado, contando com restaurantes muito bem recomendados. A vila respira também cultura: congo e capoeira estão presentes na identidade local. Manguinhos também recebe um dos mais famosos blocos de carnaval do Brasil: todo sábado de Carnaval acontece lá o Banho de Mar à fantasia pelos foliões.

Jacaraípe é o maior de todos os balneários: da praia da Baleia à praia Costa Bela, passamos por lindas praias, umas diferentes das outras: Praia da Baleia, deserta e com uma linda área de restinga. Depois vem Castelândia, com seus tradicionais quiosques. Atravessando o rio Jacaraípe chegamos às praias do Barrote, do Solemar e de São Francisco, muito frequentada por surfistas e turistas. Ao final, encontramos Capuba, com piscinas naturais em maré baixa, e Costa Bela, com seu lindo visual a partir de uma natureza praticamente original. Nesse balneário ainda encontramos a Lagoa Juara com sua tradicional culinária de tilápia e a recém-descoberta Lagoa Azul.

Por fim, chegamos à Nova Almeida. O balneário já começa com as falésias, na praia de Marbela. Além do visual que é incrível, tanto pela areia, quanto pelo alto das falésias, o lugar ainda é frequentado por pessoas que querem voar de parapente. Seguimos pela praia de Nova Almeida até chegar no rio Reis Magos, que faz a divisa entre o município de Serra e Fundão. Do mirante da igreja dos Reis Magos podemos contemplar um dos cenários mais bonitos do estado, especialmente ao final da tarde, com o pôr do Sol no rio.

Você já frequentou ou frequenta esses balneários? Se não, está perdendo incríveis momentos, passeios e visuais.

Venha descobrir a Serra conosco!

Fonte/Créditos: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra

Créditos (Imagem de capa): Divulgação | Descobrindo a Serra

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

©Site da Serra - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.