Site da Serra

Segunda, 27 de junho de 2022
MENU

Coluna

A Serra, o Serra e como o futebol pode ser importante

Na coluna deste sábado (21), o DAS traz as conquistas e a importância do Serra FC, o tricolor serrano para o nosso município

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você sabia que a cidade de Serra tem um time que disputa a 1° divisão do campeonato Capixaba e que chegou às semifinais na edição de 2022? Você sabia que o único time do Espírito Santo a ganhar de um time Carioca no Maracanã é do nosso município?

Esse time é a Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube, o tricolor serrano. Um time de muita tradição e com uma torcida extremamente apaixonada.

O Serra é um time quase centenário, que completará 92 anos em 2022, sendo um dos mais antigos do nosso futebol. Foi fundado em 24 de junho de 1930 com a união do time Doze de Outubro com outros times serranos de menor expressão. Apresenta em seu escudo e uniforme as cores preta, branca e vermelha, tendo a cobra coral como a mascote. O seu estádio é o Roberto Siqueira Costa, popularmente chamado de Robertão, e conta com uma capacidade para 1.040 torcedores, ficando localizado em Serra sede.

>>> Leia também: 91 anos do Serra Futebol Clube é comemorado com exposição histórica no Robertão

O Clube se profissionalizou no ano de 1997 e logo em sua estreia na segunda divisão do Capixabão já se tornou campeão da competição. No ano de 1999 o time serrano viveu um dos melhores momentos de sua história. Contando com o artilheiro Betinho, o tricolor conquistou o seu 1º título estadual e deu início a uma série de títulos capixabas que conquistaria posteriormente. Nesse mesmo ano, o Serra fez uma excelente e histórica campanha na série C do campeonato Brasileiro, vencendo inclusive o Fluminense dentro do estádio do Maracanã por 2 a 1, se tornando o primeiro e único time capixaba a realizar esse grande feito até os dias de hoje.

O tricolor serrano possui em sua galeria os títulos capixabas de 1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018, além de ter terminado em 3º lugar no Campeonato Brasileiro da série C de 1999.

E podemos nos perguntar: qual é a importância do futebol e do time do Serra para o nosso município? O futebol é um esporte que movimenta muitas atividades relacionadas a economia de um local, como por exemplo a geração de empregos diretos e indiretos, com turismo, lazer, saúde, entre outros. Temos vários exemplos no Brasil de cidades que passaram a ser conhecidas nacionalmente por conta do futebol.

Quantas pessoas conheciam Chapecó-SC antes do histórico time da Chapecoense que infelizmente sofreu um trágico acidente? Voltando mais um pouco no tempo, quantas pessoas conheciam a cidade de São Caetano antes do bom time de mesmo nome da cidade que chegou a final do Brasileiro e da libertadores no início dos anos 2000?

Mais recentemente, a cidade de Altos localizada no Piauí ficou famosa por receber um jogo de uma competição nacional entre Flamengo e o time da cidade, o Altos. Eventos assim trazem mídia e consequentemente, se o local sabe se mostrar e têm o que mostrar, traz também turismo e investimentos, e com isso, um combo de benefícios. 

Por isso, precisamos prestigiar e organizar o nosso futebol, ter mais investimento e, com isso, ter um time que também possa nos representar e nos divulgar Brasil afora. A Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube, além de nos dar alegrias com vitórias e títulos, também pode ser um pilar de divulgação do nosso município. Já fez isso uma vez em 1999 quando apareceu em rede nacional com o feito dentro do Maracanã, mesmo com pouquíssimos recursos. Com um investimento maior, o tricolor serrano poderá divulgar com mais força as nossas belezas, cultura, história e tudo o que temos de bom, além de representar uma esperança de mudança de vida e de geração de empregos.

É algo a se refletir. 

Venha descobrir a Serra conosco e torcer pelo Serra nesta edição da Copa ES de 2022.

Fonte/Créditos: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra

Créditos (Imagem de capa): Divulgação DAS | Fernando Rubim (@rubimmidia)

Comentários:

Responderemos assim que possível.