Site da Serra

Sabado, 15 de Marco de 2025

Geral

As festividades de Corpus Christi na Serra

Você sabia que os tapetes de Corpus Christi de Barcelona são o segundo maior do Espírito Santo?

Descobrindo a Serra
Por Descobrindo a Serra
As festividades de Corpus Christi na Serra
Divulgação/DAS
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O dia de Corpus Christi é uma tradição católica de origem portuguesa trazida ao Brasil na época da colonização. Para os católicos, a quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade é dia de celebrar o Corpo de Cristo.

Uma das tradições desse dia são os famosos tapetes feitos na madrugada pelos fiéis que buscam mostrar elementos e passagens bíblicas que representam o sacramento do corpo e do sangue de Cristo. Aqui na Serra não é diferente: as paróquias católicas fazem seus tradicionais tapetes pela cidade. Bairros como Bairro de Fátima, Morada de Laranjeiras e Parque Residencial Laranjeiras não ficaram de fora dessa celebração.

O destaque vai para o bairro Barcelona, onde ocorreu a maior celebração de Corpus Christi na Serra. Após dois anos sem um evento presencial no feriado católico de Corpus Christi, esse tradicional bairro serrano apresentou o segundo maior tapete do estado do Espírito Santo com aproximadamente 1,4 km de extensão, ficando atrás apenas dos famosos tapetes do município de Castelo, com 1,5 km.

Publicidade

Leia Também:

A festividade de Barcelona contou também com show musical e apresentação para as crianças e teve a ajuda de voluntários, o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR) e foi organizada pela Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria (@matrizscj). E como não poderia ser diferente, o Descobrindo a Serra esteve presente prestigiando todo o evento.

Assim como Castelo, a Serra também tem condições para receber visitantes de várias partes do estado atraídos pelos seus lindos tapetes, potencializando nosso roteiro turístico religioso, que já conta com santuário das Formigas Bordadeiras, a igreja dos Reis Magos, a igreja de São João Batista, a igreja Nossa Senhora da Conceição, as ruínas da igreja de São José do Queimado e com os festejos de São Benedito e São Sebastião que ocorrem em diversos bairros.

O turismo religioso faz bem para a fé, para a alma e para a economia de todo município. Quanto mais eventos e investimentos tivermos nesse seguimento do turismo, melhor para toda a sociedade.

Venha conhecer a Serra e o nosso turismo religioso com o Descobrindo a Serra!

FONTE/CRÉDITOS: Ítalo Severo, Joyce Rigo, Wagner Scopel | @descobrindoaserra
Comentários:
Descobrindo a Serra

Publicado por:

Descobrindo a Serra

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais