O dia de Corpus Christi é uma tradição católica de origem portuguesa trazida ao Brasil na época da colonização. Para os católicos, a quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade é dia de celebrar o Corpo de Cristo.
Uma das tradições desse dia são os famosos tapetes feitos na madrugada pelos fiéis que buscam mostrar elementos e passagens bíblicas que representam o sacramento do corpo e do sangue de Cristo. Aqui na Serra não é diferente: as paróquias católicas fazem seus tradicionais tapetes pela cidade. Bairros como Bairro de Fátima, Morada de Laranjeiras e Parque Residencial Laranjeiras não ficaram de fora dessa celebração.
O destaque vai para o bairro Barcelona, onde ocorreu a maior celebração de Corpus Christi na Serra. Após dois anos sem um evento presencial no feriado católico de Corpus Christi, esse tradicional bairro serrano apresentou o segundo maior tapete do estado do Espírito Santo com aproximadamente 1,4 km de extensão, ficando atrás apenas dos famosos tapetes do município de Castelo, com 1,5 km.
A festividade de Barcelona contou também com show musical e apresentação para as crianças e teve a ajuda de voluntários, o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR) e foi organizada pela Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria (@matrizscj). E como não poderia ser diferente, o Descobrindo a Serra esteve presente prestigiando todo o evento.
Assim como Castelo, a Serra também tem condições para receber visitantes de várias partes do estado atraídos pelos seus lindos tapetes, potencializando nosso roteiro turístico religioso, que já conta com santuário das Formigas Bordadeiras, a igreja dos Reis Magos, a igreja de São João Batista, a igreja Nossa Senhora da Conceição, as ruínas da igreja de São José do Queimado e com os festejos de São Benedito e São Sebastião que ocorrem em diversos bairros.
O turismo religioso faz bem para a fé, para a alma e para a economia de todo município. Quanto mais eventos e investimentos tivermos nesse seguimento do turismo, melhor para toda a sociedade.
Venha conhecer a Serra e o nosso turismo religioso com o Descobrindo a Serra!
Comentários: