Site da Serra

Sexta, 19 de agosto de 2022
MENU

Coluna

Motivação: o papel do ser humano dentro das organizações

Na coluna desta sexta (8), Gil Nascimento fala sobre um bom líder que deve estar motivado e, ao mesmo tempo, ser capaz de motivar

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Imagine a cena: o diretor da empresa, na qual você foi recentemente contratado, caminha na sua direção para lhe perguntar algo ou apenas cumprimentá-lo, a fama dele, que já corre por toda a empresa, é um homem que conduz a operação com mãos de ferro e não admite fracasso. É de se causar certo medo, não acha?

Geralmente o medo é impulsionado pois existe muita coisa em jogo. Seu emprego dependerá de sua postura naquele momento, uma simples gafe pode custar o seu cargo. Aprender a relacionar-se com pessoas requer habilidade para agir seguindo os instintos humanos, mas também equilibrando tais instintos com as normas e regras que regem nossa sociedade.

As pessoas são dotadas de calor, emoção e sentimentos e esses, fora de controle, podem devastar tudo. O gestor imediato, em muitos casos, acaba por atuar não só como líder, mas também como psicólogo e analista das relações humanas no ambiente de trabalho, mediando seus conflitos e buscando soluções estratégicas que possam unir e fortalecer a união de sua equipe.

É muito comum em grandes corporações ocorrer de um ou mais colaboradores ficarem insatisfeitos, seja com a empresa ou com a postura adotada por seu superior imediato.

Há quem diga que um “bom líder” seja alguém que “motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Mas, de fato, a motivação humana é o impulso que move as pessoas a alcançarem seus objetivos, seja em que ambiente for.

Sem motivação, tudo fica mais difícil.

De um modo geral e direto ao ponto, a capacidade de motivar cada indivíduo de uma empresa torna-se essencial para o seu sucesso como gestor. No processo de liderança e gestão de equipes, a liderança e a motivação estão intimamente ligadas.

Um bom líder deve estar motivado e, ao mesmo tempo, ser capaz de motivar os integrantes de sua equipe de forma que consiga influenciar na disposição e no compromisso que o colaborador tem para cumprir as suas tarefas.

Quanto mais motivado, melhor será o seu trabalho.

O verdadeiro sucesso na carreira de um gestor não acontece de forma isolada e sim, no coletivo.

Fonte/Créditos: Gil Nascimento | @gilllnascimento

Créditos (Imagem de capa): Freepik

Comentários:

Responderemos assim que possível.