Imagine a cena: o diretor da empresa, na qual você foi recentemente contratado, caminha na sua direção para lhe perguntar algo ou apenas cumprimentá-lo, a fama dele, que já corre por toda a empresa, é um homem que conduz a operação com mãos de ferro e não admite fracasso. É de se causar certo medo, não acha?
Geralmente o medo é impulsionado pois existe muita coisa em jogo. Seu emprego dependerá de sua postura naquele momento, uma simples gafe pode custar o seu cargo. Aprender a relacionar-se com pessoas requer habilidade para agir seguindo os instintos humanos, mas também equilibrando tais instintos com as normas e regras que regem nossa sociedade.
As pessoas são dotadas de calor, emoção e sentimentos e esses, fora de controle, podem devastar tudo. O gestor imediato, em muitos casos, acaba por atuar não só como líder, mas também como psicólogo e analista das relações humanas no ambiente de trabalho, mediando seus conflitos e buscando soluções estratégicas que possam unir e fortalecer a união de sua equipe.
É muito comum em grandes corporações ocorrer de um ou mais colaboradores ficarem insatisfeitos, seja com a empresa ou com a postura adotada por seu superior imediato.
Há quem diga que um “bom líder” seja alguém que “motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Mas, de fato, a motivação humana é o impulso que move as pessoas a alcançarem seus objetivos, seja em que ambiente for.
Sem motivação, tudo fica mais difícil.
De um modo geral e direto ao ponto, a capacidade de motivar cada indivíduo de uma empresa torna-se essencial para o seu sucesso como gestor. No processo de liderança e gestão de equipes, a liderança e a motivação estão intimamente ligadas.
Um bom líder deve estar motivado e, ao mesmo tempo, ser capaz de motivar os integrantes de sua equipe de forma que consiga influenciar na disposição e no compromisso que o colaborador tem para cumprir as suas tarefas.
Quanto mais motivado, melhor será o seu trabalho.
O verdadeiro sucesso na carreira de um gestor não acontece de forma isolada e sim, no coletivo.
Comentários: