Site da Serra

Segunda, 27 de junho de 2022
MENU

Coluna

O que uma boa escuta tem a ver com gestão de pessoas?

“Se conseguir compreender parte dessa complexa essência, estará um passo à frente” destaca o colunista nesta sexta (27)

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ao refletir sobre a gestão de pessoas, principalmente em como ser um bom líder, é possível perceber o quanto realmente este tema é fascinante, pois somos levados a refletir sobre a complexidade da existência humana.

Caro gestor, se conseguir compreender parte dessa complexa essência, estará um passo à frente e poderá oferecer o suporte e o apoio dos quais sua equipe precisa. Reconhecer e valorizar as pessoas que integram sua equipe é fator decisivo para uma liderança e gestão eficaz.

Quando o ambiente está favorável e em perfeita harmonia, o colaborador sente-se acolhido e como parte do negócio empresarial; passa a tomar consciência de seus objetivos e de que, se desempenhar melhor suas atividades, garantirá bons resultados para ele e para a empresa, mantendo o seu emprego e garantindo por um bom tempo o seu rendimento, afinal, o sucesso dele depende do sucesso da organização.

O relacionamento do gestor com sua equipe não é nenhuma corrida na qual um tem de chegar primeiro que o outro ou fazer mais que o outro. Para atestar o que afirmo, eu me lembro sempre dessa história:

Em uma cidadezinha do interior, todos os anos um fazendeiro ganhava o prêmio máximo pela qualidade de sua lavoura de milho na exposição de seu estado, e isso já ocorria há 20 anos consecutivos. Certa vez, uma jornalista, intrigada ao descobrir que ele fornecia suas “sementes campeãs” para os fazendeiros vizinhos, questionou:

– Como o senhor compartilha sua melhor semente de milho com seus vizinhos? Eles são seus concorrentes e no ano que vem irão competir com você.

O fazendeiro lhe respondeu:

– Você não sabe? O vento espalha o pólen do milharal de lavoura para lavoura. Se meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização cruzada vai certamente degradar a qualidade do meu milho. Portanto, se eu pretendo cultivar um milho de qualidade, eu tenho de ajudar meus vizinhos a cultivarem um bom milho.

Em uma equipe de alta performance, cada membro contribui com o seu melhor para o sucesso do grupo. À medida que sua equipe avança, você avança junto com ela. Busque compartilhar o conhecimento que possui e estimular seus liderados a fazerem o mesmo, tente ficar cada vez mais próximo. Deixe o vento espalhar o pólen pelo milharal.

Conheça melhor sua equipe; talvez parar um pouco para escutá-la seja uma boa ideia.

Fonte/Créditos: Gil Nascimento | @gilllnascimento

Créditos (Imagem de capa): Freepik

Comentários:

Responderemos assim que possível.